sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Outro tipo de bateria caseira ...

Não estive escrevendo muito nos últimos dias pois estou viajando, mas, hoje, vendo algumas coisas interessantes na internet, re-lembrei que existem vários tipos de baterias caseiras, principalmente no Brasil, onde existe o povo mais criativo do planeta.

Uma homenagem aos brasileiros, que não desistem nunca !


#BateriaCaseira #BateriaDeLata

domingo, 16 de agosto de 2015

Adiantando novamente, uma peça para bateria eletrônica. Talvez ...

Em todas as páginas que visitei, incluindo o grupo do FaceBook, os projeto de D.I.Y. Eletronic Home Drum, feitos no Brasil, utilizam aros de pandeiro para confecção do pads trigados.

Bom, novamente fuçando no MercadoLivre, encontrei um produto que poderia ser utilizado, pois vi alguns projetos utilizando algo semelhante.
No MercadoLivre eles são chamados de nichos em MDF, e são encontrados em várias medidas de circunferência e profundidade.

Boas compras e mãos à Obra !

sábado, 15 de agosto de 2015

Mais uma peça terceirizada !

Como já havia dito, o que eu não PUDER ou não GOSTAR de fazer eu mesmo, vou terceirizar.

Ainda na parte de baterias praticáveis, para composição dos PADs de treinamento, adquiri alguns círculos em MDF, para colar aos círculos de EVA, ambos comprados através do Mercado Livre.
Incrível a quantidade e a variedade, além da criatividade com relação aos anúncios que são colocados lá.

Dá para tocar praticamente qualquer projeto, gastando pouco e terceirizando muito. Basta ter um pouco de paciência para verificar preço, reputação e localização dos fornecedores, para RECEBER bem e pagando pouco, com baixo custo de ENVIO.

Boas idéias e mãos à obra para todos !

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Outros Acessórios prontos e baratos

Um dos aspectos dos experimentos que pretendo realizar, e que tenho visto muitos também fazer, é o de criar soluções alternativas, criativa, e baratas.

Por que afinal, ninguém está rasgando dinheiro. Se estiver, não raga não; manda pra mim que eu dou um sumiço rapidinho ...

Além dos racks em PVC, dos PADs em MDF revestidos em EVA, temos ainda os complementos dos PEDAIS de bumbo e Hit-Hat (chimbal) e do banquinho.

Quanto ao banquinho, pretendo utilizar um que encontrei no Mercado Livre. (os argentinos tão ganhando um dinheiro em cima dos brasileiros com este site ...)
Como postei antes, o que não puder ou não gostar de fazer, vou terceirizar, mas, quem ver este post e tiver tempo, dinheiro, paciência e ferramentas adequadas, pode fazer em casa, pois o esquema está bem claro.

Um agrande abraço e mãos à Obra !

#BanquetaBateria #BanquetaMDF #BancoMDF #BancoInfantil

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Adiantando um pouquinho ...

Minha cabeça é cheia de idéias e muitas novas surgem à cada dia.

Esta noite estava idealizando um pedal barato para bumbo, bem como um semelhante para Hit Hat.

Também tenhos várias idéias para confecção dos PADs trigados, para ligação ao módulo.

A maioria dos projetos de DIY Drum que encontrei, inclusive no grupo do FaceBook, utilizam um módulo que necessita ser ligado ao computador via USB.

Em muitos casos, isto dificulta a utilização da bateria caseira em apresentações onde não é possível a instalação de um computador para essa finalidade.

Bom, na minha sucata, tenho um NETBOOK da primeira geração lançada no Brasil.

Estes pequeninos vinham com processador de 900 Mhz, 512 Mb de memória, 4 ou 8 Gb de disco SSD interno, entrada para cartão de memória SD e 3 portas USB.

Eu consegui expandir a memória do meu ao máximo, de 2 Gb, e estarei usando um cartão de memória SDHC de 16 Gb, tentando fazer uma instalação Light do Windows 7.

Para que isso ?

Bom, o pequeno notável é tão pequeno, que acredito que de para fixá-lo no rack da bateria, tornando-a assim, 'portável', 'transportável', e sobretudo independente.
Bom, para quem tiver um pequenino destes encostado como eu, vale a pena a tentativa !

Mãos à massa !

#ModuloBateria #BateriaPortátil #IntegraçãoBateriaPC

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Planejando a redefinição do primeiro Rack ...

Como postei ontem anteriormente, não fiquei muito satisfeito com o resultado do primeiro rack.

Resolvi dar uma incrementada, já que vai ser para minha filha.
Os modelos básicos, levam de 7 à 9 pads, sendo 1 de bumbo, 1 de caixa, 1 de chimbal ou hit-hat, 1 surdo, 1 ou 2 tons, de 1 a três pratos e condução.

Os modelos mais completos, como o que decidi fazer, levam em média 11 peças, contando com um segundo surdo, e 4 pratos no total.

Essa é a reforma que planejo fazer para minha filha, baseado ainda na Del Job Drum modelo DJB-004.
Vou precisar mudar o esquema dos pé que foi o principal ponto fraco da estrutura do projeto.

Por enquanto é isso, mãos na massa, pessoal !

#MãosNaMassa #RackBateriaPVC #DelJobDrum

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Confecção do segundo Rack ...

Passei as últimas duas horas e meia dando um plantão na confecção do segundo rack.

Como descrevi na confecção do primeiro rack, se fazia necessário uma precisão maior nos tubos de PVC, então resolvi utilizar minha micro retifica para dar um melhor acabamento nos cortes. Muitos conhecem como Dremel, que é uma marca; a minha é Fort.

Destruí dois discos de lixa, mas, o resultado ficou bem melhor do que o primeiro.

De novo, me surpreendeu a aderência das conexões mesmo quando não soldadas, dificultando a movimentação das partes móveis.

Também me surpreendeu a rapidez com que o novo cimento de PVC da marca Tigre em colar as conexões.

Colou e não gabaritou, corre o risco de ter que fazer de novo, por que é quase impossível desentortar a conexão depois de poucos segundos.

O resultado parcial, posto abaixo.

 Rack montado, como ficará normalmente em uso.

 Rack dobrado, na posição de 'armazenamento', facilitando que seja guardado em pouco espaço.
Desmontado, para manutenção (lubrificação das partes móveis).

Neste caso, aguardando a secagem do cimento de PVC, para depois efetuar a pintura.

Neste aqui não têm mistério, vou pintar de preto básico mesmo.

Boas obras à todos !

#RackBateriaPVC

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Planejando o Segundo Rack ...

Não sei quem foi que me disse uma vez, que quanto mais simples for algo à ser feito, melhor o resultado.

Desde o principio, planejei a execução de dois tipos diferentes de racks, um mais complicado, que eu já postei aqui, e um mais simplificado, aparentemente o mais adotado pelos entusiastas do D.I.Y. Home Drum.

Confesso que não gostei muito do resultado do primeiro rack. Mesmo depois de 24 hs secando a cola, na hora de manipulá-lo, as conexões que deveriam ser móveis estão emperradas e as que eram para ser fixas acabaram cedendo. Vou refazê-lo, depois comento os resultados.

Mas, voltando ao principio, resolvi por em prática o segundo projeto de rack, o mais clássico.
Este rascunho já é o que pretendo fazer no final do meu projeto pessoal, com uma bateria eletrônica super hardcore.

Mas, por enquanto, resolvi experimentar fazer uma versão menorzinha, simplista, em PVC, que fique barato, para poder fazer pelo menos duas ou três para doar para nossa igreja, para o ensino da prática de bateria para as crianças de nossa comunidade.

Só para registrar, acho importante esta doação, pois nossa igreja está localizada próximo à uma comunidade carente, e nosso pastor já expressou a intenção de ensinar a prática de instrumentos musicais às crianças desta comunidade.

Então, mãos à Obra !

#MusicaComunidadeCarente #EsboçoRackBateria

O primeiro Rack !!! Finalmente !

Depois de muito quebrar a cabeça, um dia de mão na massa e tá pronto o primeiro rack !
Quer dizer, pronto não exatamente ...

Vou precisar fazer alguns testes de bancada, para ver se aguenta o tranco.

Deixar secando o adesivo até amanhã para firmar bem as partes fixas.

De cara já vi que será necessário ajustar a altura da caixa pois aparentemente ficou um pouco alta até para mim, que dirá para minha menininha !

E vamô sentá o sarrafo nela para ver se güenta o tranco !

Depois de aprovado, vou desmontar através das partes móveis para efetuar a pintura.

Como é uma versão feminina, pretendo pintá-lo de BRANCO mesmo; vai dar trabalho, pois vou ter que lixar bem as partes, e aplicar pelo menos duas demãos de tinta spray !

Fazendo as contas, sairia mais barato comprar um praticável pronto (o primeiro a me alertar sobre isso foi o sábio meu pai, que já mencionei antes), porém, não seria personalizado e não teria a satisfação de estar com as mãos vermelhas e cheia de bolhas depois de um dia inteiro de mãos na massa !!!

#MãosNaMassa #RackBateriaPVC

sábado, 8 de agosto de 2015

E tá saindo o primeiro rack ...

Depois de penar um pouquinho com o corte dos tubos, como postei anteriormente, estou conseguindo progredir no processo de confecção do primeiro rack.

Duas coisas não estão saindo como esperado.

1 - Acho que mesmo com a qualidade do PVC empregado, o rack irá ficar um pouco delicado para ser utilizado por uma criança, que vai sentar o sarrafo (ou melhor a baqueta), por isso decidi fazer mais uma travessa central, e ficarão três ao invés de duas, reforçando a parte colada/soldada do rack.

2 - As partes móveis não estão ficando tão móveis assim: No momento que encaixo os tubos nas conexões, parecem que foram soldados, e só com muito esforço é que consigo movê-los. Espero que com o uso, isto melhore.

Além disso, também verifiquei que terei que melhorar a precisão dos cortes, pois em alguns casos, parece que há a necessidade de um corte com a precisão de um laser para as coisas funcionarem como deveriam.

#RackBateriaPVC

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Os velhos sabiam das coisas ... (e ainda sabem!)

Meu avô já dizia que três coisas não se emprestam, pois, quando voltam, se voltam, ainda corre o risco de te trazerem problemas.

São elas:

- revólver
- mulher
- ferramenta

Depois meu pai acrescentou à esta equação uma quarta coisa que é o automóvel.

Bom, mas falando em ferramentas, eu tenho um verdadeiro arsenal, que não costumo emprestar para ninguém.

Mas, têm alguns espertinhos que se utilizam do meu lado mais fraco: minha ESPOSA !

Tempos atrás, um 'pedreiro', veio fazer um reparo na casa do meu cunhado. Não trouxe ferramenta e precisou do arco de serra. Meu cunhado sabendo como sou, pediu para esposa dele me pedir. Ela, sabendo como sou, pediu para minha esposa que emprestou.

Hoje, quando fui cortar os tubos de PVC, cadê o arco de serra ?

Nenhum dos quatro soube me prestar contas.

E a culpa caiu sobre o gato, o cachorro, o papagaio e a periquita da vizinha !

Comecei o serviço serrando com as serras extras que comprei, porém, depois de estragar um pouco os canos, cortando sem precisão e de machucar o indicador, precisei sair e comprar outro arco.

Triplo prejuízo ! Belo presente de aniversário !

Moral da história: MEU AVÔ É QUEM ESTAVA COM A RAZÃO !

#VelhoSábio

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Iniciando à mão na massa ...

Resolvi iniciar hoje o primeiro rack, para a bateria da minha filha.

Estou me baseando no modelo comercial da Del Job Drum, Modelo DJD 003, com 9 pads.

Este é o esboço final:


Daqui à pouco começo a postar as fotos do trabalho sendo realizado.

Até mais !!!

#EsboçoRackPVC

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Primeiro esboço dos Racks

Como já postei antes, não sou um grande artista, mas, vou dando minha pinceladas !

Na verdade, "mousadas" ...

Aqui vai um pequeno esboço do que pretendo fazer.

#EsboçoRackPVC

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Comprando os materiais para o RACK de PVC

Pesquisando pelos preços na internet, tive uma base para poder ir até uma loja comercial, que sabia ter os melhores preços, a TELHANORTE.

Comprei os tubos e conexões de PVC branco, 40 mm, para esgoto. Fiz uma composição entre marcas Plastilit e Tigre.
Como não vou utilizar segmentos grandes no rack, no máximo 90 cm, acredito que não vá dar problema.

Também adquiri os materiais para auxiliar na confecção e acabamento do rack, como lixa, cola, tinta spray e braçadeiras e parafusos para testar a fixação dos pads.

O interessante foi que conversando com o vendedor, ele me pediu o endereço do FaceBook, para trocarmos idéias, e ele também vai fazer um projeto de pai e filho, e também levar para sua Igreja.

Muito bom, espero continuar contaminando as pessoas com este projeto, que muitos possam se beneficiar dele !

#TelhaNorte #TubosPVC #ConexõesPVC #Plastilit #Tigre

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Planejando os Racks de PVC

Olhando alguns modelos comerciais e tudo o que já foi feito, decidi experimentar e mesclar algumas idéias boas que encontrei.

Como os racks serão utilizados por crianças na mesma faixa etária, não serão necessários grandes ajustes durante sua utilização.

Mesmo o que irei fazer exclusivamente para minha filha, depois, quando fizer um modelo definitivo, aí sim, todo regulável, pretendo doar este primeiro também para a nossa igreja.

Em ambos os modelos que irei experimentar, o essencial é que eles sejam completamente dobráveis, para serem facilmente guardados quando não estiverem sendo utilizados.

Não sou um grande desenhista, mas, breve estarei postando os rascunhos dos dois modelos que pretendo seguir.

Por enquanto, ficam as fotos do rack apresentado no blog http://bateriacaseira.blogspot.com.br/



Até Breve !

domingo, 2 de agosto de 2015

Começando a compor os PADs

Como eu escrevi anteriormente, o que eu não gostar de fazer, vou terceirizar.

Fuçando pelo Mercado Livre, encontrei circulos de EVA em kit com 12 unidades de 20 cm.

O problema é que vêm 3 de cada cor.

Então comprei 3 kits, assim tenho 9 discos de cada cor, podendo fazer 4 praticáveis de 9 peças, diferentes uma das outras.

Estou negociando com alguns fornecedores de Mercado Livre para comprar os circulos de MDF também já recortados.

#MercadoLivre #CirculosEVA

sábado, 1 de agosto de 2015

Apresentação

Sou pai de um casal de crianças maravilhosas e muito inteligentes. Os dois querem aprender a tocar instrumentos, e entre eles, a bateria.

Minha situação financeira não anda lá das melhores, por isso, mesmo que eles aprendam, vai ficar difícil comprar uma bateria comercial, com pelo menos 8 peças para eles tocarem.

O menino começou a estudar violão, e encontrei um modelo estudante, tamanho 3/4, da Shelter, a um bom preço, no site da Kabum.

A menina vai começar a estudar bateria. Já está assistindo algumas aulas, pois pela pouca idade, é necessário se adaptar aos fundamentos musicais, e verificar se tem condições de acompanhar os demais alunos da turma. A professora irá iniciar em breve uma nova turma com crianças da mesma faixa etária.

No mesmo site onde adquiri o violão, encontrei um pad de estudo de 8" (+ ou - 20 cm), da marca Jaguar, e um par de baquetas On Stage 5A para ela começar.

Bom, eu estive acompanhando algumas aulas, e confesso que violão não é muito minha praia, uma vez que tenho uma certa tendinite devido aos mais de 30 anos de experiência em informática.

Mas, de bateria, eu tomei gosto e penso que posso aprender também. Eles estão aprendendo em nossa igreja, onde há a dificuldade por só haver uma bateria, numa configuração básica, e os alunos estão adquirindo os pads para estudos.
Procurei uma solução barata e conheci as baterias praticáveis. A primeira que vi, em madeira, me pediram R$ 300,00, o que achei caro, por N motivos.
Existem outros modelos de outros fabricantes, com material melhor e melhor confeccionados, entre eles a KA Drum Pratice, em dois modelos, básico e avançado, com e sem anel.


Del Job Drum, com diferentes número de pads,



 e a Remo, com 5 pads.
Devem existir outros fabricantes bons neste amplo mercado, porém, tenho um bom conhecimento em eletrônica e informática e alguns materias de construção, gosto de por a mão na massa, e andei fuçando em alguns blogs sobre a construção de baterias caseiras, entre eles a http://bateriacaseira.blogspot.com.br e a http://homemadedrums.blogspot.com.br, além do grupo do facebook - Drum DIY - bateria eletrônica caseira.

Baseado no pad de estudo, e em muita coisa que vi pela internet, resolvi primeiro fazer uma bateria praticável para minha filha, com pelo menos 9 peças, e se conseguir, fazer também mais uma ou duas para doar para nossa igreja, com pelo menos 8 peças cada, para treinamento dos rudimentos.

Como dizem os americanos "Do It Yourself - Faça Você Mesmo" ou D.I.Y.

Os materiais que escolhi foram os tubos de PVC, com as devidas conexões, para construção da estrutura, e MDF e EVA para construção dos PADs. O que eu puder e não gostar de fazer, vou terceirizar; o que eu gostar, mesmo que possa terceirizar, vou preferir botar a mão na massa.

Depois que eu tiver sucesso na confecção das baterias praticáveis, vou partir para uma bateria eletrônica mesmo, com um rack em tubos de metal e pads 'trigados', ligados à um módulo, que pode ser dependente de um computador (nesse caso, irei solucionar colocando um NetBook antigo na estrutura), ou um módulo independente e profissional, porém mais caro.

Minha intenção é fazer uma básica para estudos dos meus filhos e uma mais avançada, para soltar a imaginação !!!
Espero que vocês possam me acompanhar e me ajudar nesta aventura ! Abraços à todos !

#kabum #KaDrumPratice #DelJobDrum #Remo #FaceBookDrumDIY #JaguarPad #OnStageBaqueta