sábado, 1 de agosto de 2015

Apresentação

Sou pai de um casal de crianças maravilhosas e muito inteligentes. Os dois querem aprender a tocar instrumentos, e entre eles, a bateria.

Minha situação financeira não anda lá das melhores, por isso, mesmo que eles aprendam, vai ficar difícil comprar uma bateria comercial, com pelo menos 8 peças para eles tocarem.

O menino começou a estudar violão, e encontrei um modelo estudante, tamanho 3/4, da Shelter, a um bom preço, no site da Kabum.

A menina vai começar a estudar bateria. Já está assistindo algumas aulas, pois pela pouca idade, é necessário se adaptar aos fundamentos musicais, e verificar se tem condições de acompanhar os demais alunos da turma. A professora irá iniciar em breve uma nova turma com crianças da mesma faixa etária.

No mesmo site onde adquiri o violão, encontrei um pad de estudo de 8" (+ ou - 20 cm), da marca Jaguar, e um par de baquetas On Stage 5A para ela começar.

Bom, eu estive acompanhando algumas aulas, e confesso que violão não é muito minha praia, uma vez que tenho uma certa tendinite devido aos mais de 30 anos de experiência em informática.

Mas, de bateria, eu tomei gosto e penso que posso aprender também. Eles estão aprendendo em nossa igreja, onde há a dificuldade por só haver uma bateria, numa configuração básica, e os alunos estão adquirindo os pads para estudos.
Procurei uma solução barata e conheci as baterias praticáveis. A primeira que vi, em madeira, me pediram R$ 300,00, o que achei caro, por N motivos.
Existem outros modelos de outros fabricantes, com material melhor e melhor confeccionados, entre eles a KA Drum Pratice, em dois modelos, básico e avançado, com e sem anel.


Del Job Drum, com diferentes número de pads,



 e a Remo, com 5 pads.
Devem existir outros fabricantes bons neste amplo mercado, porém, tenho um bom conhecimento em eletrônica e informática e alguns materias de construção, gosto de por a mão na massa, e andei fuçando em alguns blogs sobre a construção de baterias caseiras, entre eles a http://bateriacaseira.blogspot.com.br e a http://homemadedrums.blogspot.com.br, além do grupo do facebook - Drum DIY - bateria eletrônica caseira.

Baseado no pad de estudo, e em muita coisa que vi pela internet, resolvi primeiro fazer uma bateria praticável para minha filha, com pelo menos 9 peças, e se conseguir, fazer também mais uma ou duas para doar para nossa igreja, com pelo menos 8 peças cada, para treinamento dos rudimentos.

Como dizem os americanos "Do It Yourself - Faça Você Mesmo" ou D.I.Y.

Os materiais que escolhi foram os tubos de PVC, com as devidas conexões, para construção da estrutura, e MDF e EVA para construção dos PADs. O que eu puder e não gostar de fazer, vou terceirizar; o que eu gostar, mesmo que possa terceirizar, vou preferir botar a mão na massa.

Depois que eu tiver sucesso na confecção das baterias praticáveis, vou partir para uma bateria eletrônica mesmo, com um rack em tubos de metal e pads 'trigados', ligados à um módulo, que pode ser dependente de um computador (nesse caso, irei solucionar colocando um NetBook antigo na estrutura), ou um módulo independente e profissional, porém mais caro.

Minha intenção é fazer uma básica para estudos dos meus filhos e uma mais avançada, para soltar a imaginação !!!
Espero que vocês possam me acompanhar e me ajudar nesta aventura ! Abraços à todos !

#kabum #KaDrumPratice #DelJobDrum #Remo #FaceBookDrumDIY #JaguarPad #OnStageBaqueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário